Janeiro, 2018
DSTQQSS
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31    
       
Nenhum evento neste mês
Legenda
  • 1
    Congressos

  • 2
    Cursos

  • 3
    Reuniões

  • 4
    Simpósios

  • 5
    Workshops

Eventos

7º CBMP


Aconteceu o 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas (7º CBMP), evento promovido bienalmente pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP), e nesta edição, realizado junto com Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Uberlândia, MG entre cinco e oito de agosto, no Center Convention.

Cerca de 1400 participantes inscritos entre estudantes de genética e melhoramento, fitotecnia, produção vegetal, biotecnologia, empresários e produtores e pesquisadores dos diversos setores, estiveram reunidos em torno do tema: “Variedade melhorada: a força da nossa agricultura”.

O 7º CBMP colocou na mesma mesa de discussões, pesquisadores e empresários aproximando os setores públicos e privados que se dedicam ao financiamento das pesquisas, estudo e ensino, e ao comércio de sementes e mudas melhoradas.

Considerando que o Brasil é um país com vocação para o agronegócio, em face de suas características e diversidades, tanto de clima quanto de solo, possuindo ainda áreas agricultáveis altamente férteis e ainda inexploradas. O aumento da demografia mundial e sua consequente demandam por alimentos aponta para uma previsão de que o Brasil alcançará o patamar de líder mundial no fornecimento de alimentos e commodities ligadas ao agronegócio, solidificando sua economia e catapultando seu crescimento.

As variedades melhoradas por cientistas brasileiros em diversos centros de pesquisas como universidades, empresas e institutos, guardam em seus códigos genéticos o potencial da produção agrícola nacional e mundial. Por isso é a mola propulsora, a força da nossa agricultura. Calcula-se em US$ 100 bilhões de participação do agronegócio no PIB brasileiro. O negócio de sementes e mudas melhoradas movimenta algo em torno de R$ 2 bilhões ao ano.

As variedades melhoradas possibilitaram ao Brasil, um País anteriormente importador de alimentos até a década de 60, tornar-se autossuficiente na produção de alimentos e, além disso, transformar-se em um dos maiores celeiros mundiais. O agronegócio brasileiro é quem garante, todo ano, o superávit da nossa balança comercial. E, dentre todos os setores da economia, o agronegócio é o grande gerador de oportunidades de trabalho para o nosso povo.

Por isso o 7º CBMP ao reunir estudantes procurou mostrar para futuras gerações de pesquisadores que trabalhar com melhoramento de plantas é muito importante. As variedades melhoradas são a força da agricultura brasileira, bem como da nossa economia e fator estratégico de soberania nacional.

A competência brasileira em melhoramento de plantas é fruto do trabalho de competentes melhoristas, do setor público e privado, e de um sistema sólido de formação de recursos humanos, por meio dos cursos de pós-graduação das universidades.

Para a Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas  todas as atividades do 7º CBMP focaram nos atuais desafios e nas perspectivas futuras do melhoramento de plantas como área estratégica para um novo salto do desenvolvimento agrícola nacional. Por todos esses resultados o 7º CBMP foi um sucesso.

ACESSO O SITE www.sbmp.org.br/7congresso.

Galeria de Imagens


Arquivos para Download

Compartilhe