Notícias

2º Workshop sobre o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético- SisGen , 21/09/2018,no IAC, Campinas/SP - Realização: Instituto Agronômico-IAC, Fundepag e Agropolo - Apoio: SBMP

publicado em

Prezados(as):

 

Primeiramente, queremos compartilhar nossa satisfação pelo interesse e participação da comunidade científica e iniciativa privada no  1º  Workshop sobre o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético- SisGen, realizado   pela FUNDEPAG, INSTITUTO AGRONÔMICO-IAC e AGROPOLO CAMPINAS-BRASIL em 23/08/2018,no IAC, Campinas/SP. Estamos certos, de que a qualidade da palestra proferida pela Dra. Kátia Ferreira (Gaiarsa, Ferreira &  Meyer),  bem como a oportunidade para a troca de experiências e acesso à informação sobre os impactos da Lei da Biodiversidade (Lei 13.123/2015) nas atividades de pesquisa no País, contribuiu, fortemente, para o cumprimento do propósito de nossa iniciativa: promover a capacitação e compreensão sobre o Sisgen e a nova Lei, para que todos possam cumpri-la.

 

Dando continuidade a esse esforço conjunto,o IAC, a FUNDEPAG e o AGROPOLO, com o apoio da SBMP,realizarão o 2º Workshop sobre o "Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético - SisGen",  em 21/09/2018, das 8:00 - 16:00, no Anfiteatro Otávio Tisselli Filho do Instituto Agronômico-IAC, à Av. Barão de Itapura, 1481 - Guanabara - Campinas, SP.

 

Nessa edição, além de dar prosseguimento aos esforços de promover a capacitação e compreensão sobre o SisGen e sobre Lei da Biodiversidade (Lei 13.123), objetivamos elucidar, também, os impactos da nova legislação sobre proteção de cultivares.

 

O Workshop contará com a presença de dois palestrante e a seguinte programação:

8:00 - 8:30h – Boas-vindas e credenciamento

8:30 - 8:40h – Abertura

8:40 -10:30h Palestrante -  Dra. Rosa Miriam de Vasconcelos (EMBRAPA)

10:30 -12h - Discussão em plenário

12-14h – Intervalo para almoço

14 -15h – Palestrante - Dr. Ivo Marcos Carraro (Associação Brasileira de Obtentores Vegetais - BRASPOV)

15 -16h - Discussão em plenário

16h - Encerramento

 

Sobre os Palestrantes:

 

Dra. ROSA MIRIAM DE VASCONCELOS - Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (1981) e doutorado em DPH em direito pela Universidade de Queensland, na Austrália, com ênfase na legislação de acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado. É empregada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, desde 1981, onde já exerceu diferentes cargos e funções. Desde 2014 é Coordenadora de Assuntos Regulatórios, da Secretaria de Negócios. Integra a delegação que representa o Brasil em negociações internacionais em diferentes organizações, convenções e tratados, tais como a Convenção da Diversidade Biológica, Tratado da FAO, Protocolo de Nagoia, Protocolo de Cartagena, dentre outros. Representa a EMBRAPA no Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual - GIPI; Representa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético. Tem formação e experiência na área de Direito, com especialização em Direitos Especiais e Direito Socioambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, lei de proteção de cultivares, transferência de tecnologia, lei de inovação tecnológica e marco legal da biodiversidade e agrobiodiversidade.

 

Dr. IVO MARCOS CARRARO -  Engenheiro Agrônomo (1976) e Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1979). Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes  pela Universidade Federal de Pelotas (2005). MBA em Gestão pela EBAP da Fundação Getúlio Vargas 1999. MBA Executivo em Liderança e gestão organizacional pela Franklin Covey Bussiness School (2012). Pesquisador  de Melhoramento Genético de Soja na Ocepar de 1979 a 1990. Diretor de Pesquisa da Ocepar de 1984 a 1995. Diretor Executivo da Coodetec de 1995 a 2012. Presidente Executivo da Coodetec de 2012 a 2015. Diretor Administrativo da Coodetec Ltda. de 2015 a 2018. (Grupo Dow). Presidente da Associação Brasileira de Obtentores Vegetais – BRASPOV – 8 Gestões entre 1998 e 2018. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Sementes – ABRASEM -  Gestão 2016/2018. Atualmente atua em Consultoria na área de Negócios e Legislação de Sementes.


Faça sua inscrição: http://www.iac.sp.gov.br/nit/

 

Ressaltamos que no ato da inscrição, o participante   terá a opção de deixar de uma a três perguntas registradas, que reflitam suas principais dúvidas. Suas dúvidas serão apresentadas aos palestrantes, a fim de que sejam contempladas no conteúdo de suas palestras e na medida do possível possam ser elucidadas.

 

Em caso de dúvida, não hesite em nos contatar: Equipe NIT-IAC - e-mail: nitiac@iac.sp.gov.br   / tel. 19-21370615

 

Contamos com sua presença!

 


INSTITUTO AGRONÔMICO-IAC, FUNDEPAG e AGROPOLO CAMPINAS-BRASIL


Apoio: SMBP - Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas