Marcha Virtual pela Ciência - 07/05/2020

Caros colegas das sociedades científicas,
O ano de 2020 trouxe para o mundo inteiro um desafio de enormes proporções: vencer a pandemia causada pelo coronavírus. Esta é uma luta de toda a humanidade, e a ciência é uma das principais armas e a esperança de todos está depositada nela.
A proposta que apresentamos aqui é para que realizemos, no próximo dia 7 de maio, a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil – 2020 . Ela ocorrerá ao longo de todo o dia e será constituída por algumas atividades nacionais comuns e por outras ações definidas e organizadas por estado ou região ou, ainda, por setores específicos (áreas profissionais, sindicais, empresariais, comunitárias etc). A Marcha terá como temas principais os maiores desafios da ciência brasileira atualmente: ajudar a vencer a pandemia da COVID-19 e conquistar recursos adequados para a pesquisa, educação, saúde e desenvolvimento sustentável.
Este ano a Marcha será virtual. Estamos propondo quatro eixos principais em torno dos quais suas atividades se organizem:
#FiqueEmCasaComCiência: a importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas;
#CiênciaéInvestimentoEssencial: a crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para CT&I, em particular recursos que ajudem no enfrentamento da grave crise sanitaria e econômica;
#EducaçãoeDemocracia: o desmonte dos sistemas de educação, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa;
#PactoPelaVida: a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do país.
A grade proposta pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para programação comum em todo o país, no dia 7/5, é a seguinte:
1. 10h30-12h: Painel nacional sobre a pandemia da COVID-19
2. Meio-dia: Tuitaço
3. 15h-16h30: Painel nacional sobre a ciência brasileira e seu financiamento
4. 18h: Tuitaço